02- ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA - PLANEJAMENTO
A organização financeira é extremamente importante para alcançar nossos objetivos, elevar nosso patrimônio e ter mais dinheiro sobrando no final do mês.
Muitas pessoas não conseguem fazer uma organização financeira por considerar difícil e fora da realidade, mas com ações simples isso pode se tornar um hábito. E você pode começar a qualquer momento!
Algumas dicas para sua organização financeira:
Planejamento financeiro:
Um dos passos mais importantes é ter um planejamento financeiro, que pode ser feito com planilhas, anotações, aplicativos financeiros. Toda a sua movimentação financeira deve ser descrita, quanto você ganhou, quanto gastou, gastos fixos e variáveis. Isso pode te ajudar a entender onde estão os seus maiores gastos e revisar os gastos supérfluos.
Quitar dividas:
Quitar dívidas é um passo muito importante para conquistarmos mais rápido os nossos sonhos. Depois de fazer seu planejamento financeiro, coloque todas suas dívidas no papel e tente separar mensalmente um valor par quitar as mesmas.
Negocie! Muitas empresas estão dispostas a negociar os valores e quem sabe você não consegue pagar a divida à vista. Caso for parcelar, cerifique-se que o valor da parcela é o ideal para não comprometer seu planejamento.
Se pague primeiro:
Não espere os recursos sobrarem para serem investidos, a verdade é que se isso não for prioridade, nunca nunca irá sobrar. Coloque o valor que deseja investir como um “gasto’ em sua planilha, esse valor será destinado para o alcance de tudo o que deseja.
Tenha objetivos:
Falamos sobre objetivo no post anterior https://www.carvamar.com.br/noticia/49/organizacao-financeira eles são extremamente importantes para que seus gastos sejam pensados e para que você sempre se mantenha motivado em economizar.
Aumentar renda:
Renda extra pode ser uma ótima opção para buscar o equilíbrio financeiro, com a internet, você pode buscar ótimas ideias de renda extra ou pode transformar um hobby em profissão.
Você também pode tentar um aumento salarial ou um novo emprego que a remuneração seja melhor.
E claro, toda a renda extra que conseguir, deve ser investida, assim você conseguirá organizar sua vida financeira com mais facilidade.
Tenha um reserva de emergência:
Especialistas recomendam ter poupado 6 meses dos seus gastos mensais para possíveis imprevistos. Reserve todo mês uma quantia para sua reserva de emergia e estará preparado para qualquer imprevisto.
Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário abaixo.
Vantagens da composição de renda para o financiamento de um imóvel
4 vantagens em sair do aluguel e investir em uma casa própria
Veja Como Deixar sua Casa Sempre em Ordem
6 dicas de como organizar a mudança de casa
As diferenças entre Contrato de Compra e Venda, Escritura Pública e Registro do Imóvel