Blog

responsive

Com a disseminação do Coronavírus (COVID- 19) ao redor do mundo, muita coisa mudou. Incertezas, dificuldades sejam financeiras ou psicológicas e até mesmo perda de entes queridos atingiram várias pessoas. A solidariedade se tornou uma das maiores armas para enfrentar e combater essa doença.

Muitas iniciativas surgiram para ajudar pessoas mais vulneráveis nesse momento, uma ferramenta tecnológica que tem sido usada como apoio são as Lives, tanto no Youtube ou Instagram, começaram como uma distração a quem estava na quarentena: exercícios online, receitas, até mesmo aulas de outro idioma e migraram para shows ou eventos ao vivo com o objetivo de arrecadação de alimentos ou dinheiro.

As lives estão fazendo sucesso e possibilitando que a ajuda chegue a muitas famílias. Pessoas estão se mobilizando como podem ajudar, há projetos voltados para comunidades carentes e vulneráveis, outras estão se unindo para doar cestas básicas, medicamento e até mesmo se disponibilizando a ir ao mercado para idosos que não podem sair de casa. Profissionais como Psicólogos estão liberando consultas online e gratuitas para apoio a população e outras se mobilizam para ajudar aos animais de rua, afinal, este momento de crise afeta a eles também.

Grandes empresas se reuniram para fazer diferença e ajudar seus clientes. A Startup brasileira Nubank foi uma das empresas que inovaram ao reunir grande parte da verba de marketing e outros ganhos de eficiência, cerca de 20 milhões, e destinar esse valor para oferecer produtos serviços que ajudem seus clientes que precisam de apoio. São serviços como auxílio médico, auxílio psicológico, entre outros.

Estudos psicológicos apontam que manifestar a empatia reproduz no cérebro sensações de bem-estar. Sensações essas que percorrem o corpo através de hormônios e enzimas capazes de deixar a pessoa mais relaxada e alegre. Ou seja, se colocar no lugar do outro e tentar minimizar o seu sofrimento causa bioquimicamente um efeito terapêutico.

Seja com dinheiro, tempo, alimentação, uma conversa e respeitando as recomendações da OMS (organização mundial da saúde), todos podemos ajudar. Ações solidárias trazem esperança para momentos como esse, além de que ver notícias de união da sociedade para enfrentar e superar uma das maiores crise de saúde pública do mundo nos enche de esperança.

14/05/2020 -