Blog

responsive

Como Declarar o imposto de renda 2020

No post anterior (https://www.carvamar.com.br/noticia/59/imposto-de-renda-2020-o-que-e-como-funciona-quem-deve-declarar) explicamos quais são os critérios que tornam a declaração do imposto obrigatória. Se você se encaixa nos aspectos citados deve fazer a declaração e pagar o tributo.

 Ao contrário do que muitos pensam, declarar o imposto não é tão complicado assim, por isso preparamos esse artigo com algumas dicas para que você consiga entender como apresentar da melhor forma sua declaração e evitar erros.

O primeiro passo é reunir todo os documentos necessários para fazer a declaração, você vai precisar de todos os comprovantes de despesas e informes de rendimento. Baixe o programa no site da Receita Federal, também disponível em aplicativo para celulares, ele é super intuitivo e fácil de usar, o ideal é baixar antes de declarar para se habituar com o formato.

Caso você já tenha declarado no ano passado, a primeira informação que deverá preencher é o número do recibo da declaração anterior.

DECLARAÇÃO COMPLETA OU SIMPLIFICADA?

 Você pode optar por fazer a declaração Simplificada ou completa,  a escolha depende da quantidade de deduções (gastos com planos de saúde e dependentes) que vão diminuindo o valor do tributo. Conforme você for preenchendo o aplicativo já te indica qual é a melhor opção, porém recomendamos já escolher antes como deseja declarar.

A declaração simplificada pode ser mais vantajosa para quem tem poucas despesas para deduzir. Conta com apenas 20% de desconto dos rendimentos tributáveis, o teto em 2019 foi de R$16.754, 34.

A completa já serve para pessoas que possuem dependentes e muitas despesas a deduzir. Com ela é possível abater gastos com educação, saúde, pensão alimentícia, mas você vai precisar ter o comprovante de todos os gastos.

Depois de escolher uma das duas opções, preencha todos os dados solicitados. É muito importante revisar tudo com muita atenção, erros ao digitar principalmente números podem te dar uma dor de cabeça futura.  Clique em pendência para ver se não faltou nada. Pronto! Você pode entregar a declaração. Ao entregar será solicitado uma conta para receber a restituição, caso seja seu caso, é claro. Guarde o número do documento que será gerado comprovando a declaração, você vai precisar dele no próximo ano.

É muito importante não deixar a declaração para a última hora, você terá mais tempo para conferir e enviar as informações de forma correta, além de ter prioridade na restituição do imposto de renda, caso seja seu caso. Quando antes enviar, mais cedo receberá seu dinheiro. 

26/03/2020 -